Porto Alegre

  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Última modificação do post:4 de junho de 2014
Porto Alegre
Do clima subtropical aos hábitos culturais, Porto Alegre é bastante diferente das outras capitais brasileiras. Fundada em 1742 por casais açorianos, a capital do Rio Grande do Sul recebeu milhares de imigrantes não só de Portugal, mas também de outros países europeus, principalmente Itália, Alemanha e Polônia. 
Além disso, como o estado está localizado bem ao sul do Brasil, os gaúchos têm diversas características culturais em comum com os  vizinhos da Argentina e do Uruguai, da música folclórica ao hábito de beber o chimarrão. 
Porto Alegre fica na margem leste do Rio Guaíba, exatamente no ponto de convergência de outros cinco rios, os quais formam a enorme Lagoa dos Patos. Os 497 quilômetros quadrados são cobertos por mais de um milhão de árvores, fazendo da capital gaúcha uma das mais verdes cidades brasileiras, apesar de ser o núcleo da quarta região metropolitana mais populosa do país, com aproximadamente quatro milhões de habitantes. Mais de 1,4 milhão de pessoas moram dentro dos limites do município de Porto Alegre. 
As temperaturas são muito mais amenas em Porto Alegre do que no restante das capitais brasileiras, com uma média anual de 19,5º C e invernos rigorosos com recordes históricos de neve e temperaturas abaixo de zero. Entretanto, as quatro estações são bem definidas, e durante o verão a temperatura pode passar facilmente dos 35º C. A capital do Rio Grande do Sul também é famosa por apresentar um dos maiores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país inteiro. 
Futebol
A cena futebolística na cidade de Porto Alegre está dividida em duas: de um lado, o azul, preto e branco do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense; do outro, o vermelho e branco do Sport Club Internacional. As duas equipes dividem a paixão dos porto-alegrenses e são dois dos mais importantes clubes da história do futebol brasileiro.

Além de dominarem os livros de história do Rio Grande do Sul, Grêmio e Inter também possuem um bom número de títulos nacionais e internacionais: enquanto o Tricolor já conquistou o Campeonato Brasileiro duas vezes (1981 e 1996), a Copa do Brasil quatro vezes (1989, 1994, 1997 e 2001), a Copa Libertadores duas vezes (1983 e 1995) e a Copa Toyota uma vez (1983), o Colorado abriga no seu salão nobre três troféus brasileiros (1975, 1976 e 1979), uma Copa do Brasil (1992), duas Libertadores (2006 e 2010), uma Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2006) e uma Copa Sul-Americana (2008) entre tantas outras conquistas.

Tanto o Grêmio como o Internacional dispõem de estádios próprios, ambos tradicionais, respeitados e com capacidade para mais de 50 mil torcedores, separados apenas por 2,5 km: o Olímpico Monumental e o Beira-Rio, respectivamente. As duas divisões de base também estão entre as mais produtivas do Brasil. Enquanto o Tricolor formou craques como Ronaldinho Gaúcho, Emerson e Renato Gaúcho, o Colorado revelou ao mundo jogadores do calibre de Falcão, Taffarel e Alexandre Pato.

O Beira-Rio foi o estádio escolhido para sediar os jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Ele será totalmente modernizado, ganhando em conforto e segurança para os torcedores.

Estádio Beira-Rio – Porto Alegre

Estádio Beira-Rio - Porto Alegre
Erguido em uma área aterrada do Rio Guaíba, um dos cartões-postais de Porto Alegre, o Beira-Rio é a casa do Sport Club Internacional, que divide com o arquirrival Grêmio os holofotes do polarizado futebol gaúcho. Cenário de tantos Gre-nais emocionantes e de quatro decisões da Copa Libertadores da América, o estádio se prepara para sua mais importante missão: receber cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, um deles válido pelas quartas de final do torneio.
Maior estádio da região Sul do país, o “Gigante do Beira-Rio”, batizado Estádio José Pinheiro Borda, foi inaugurado em 1969 depois de quase uma década de obras em que a participação da torcida do Inter foi efetiva: os colorados contribuíram com tijolo, cimento e ferro, e alguns chegaram a deixar o Estádio dos Eucaliptos quando o time ia mal para “torcer” pelos pedreiros que trabalhavam no Beira-Rio.
O projeto de modernização do Beira-Rio, custeado pelo próprio Internacional através do programa “Gigante para Sempre”, tem como ponto alto a instalação de uma inovadora cobertura metálica que protegerá os assentos, as rampas e o acesso aos portões. O projeto modular foi adotado para garantir a agilidade da construção, dividida em etapas, e evitar a interdição do estádio durante as obras. Depois da reforma, o Beira-Rio terá capacidade para 42.991 espectadores.
(Fonte:http://pt.fifa.com/worldcup/destination/stadiums/stadium=5002148/index.html)

Deixe um comentário