Rio de Janeiro

  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário
  • Última modificação do post:4 de junho de 2014

Rio de Janeiro

No dia 1º de janeiro de 1502, o explorador português navegava com sua caravela pela costa brasileira quando encontrou uma bela baía. A princípio, achou que era a foz de um grande rio. Chamou de Rio de Janeiro. A confusão, no entanto, logo foi desfeita. O local continuou sendo conhecido como Rio de Janeiro, mas a baía ganhou o seu nome atual, Baía de Guanabara.
A cidade, porém, demorou a surgir. Foi fundada no dia 1º de março de 1565 por Estácio de Sá. O Rio se tornou a capital do Brasil em 1764 e foi o centro político do país até 1960, quando o governo federal se mudou para Brasília. Ainda hoje, porém, o Rio mantém a aura de coração do Brasil. É o principal destino turístico da nação, o epicentro da sua agitação cultural e a segunda cidade mais populosa do país, com pouco mais de 6 milhões de habitantes.
As incomparáveis belezas naturais, a rica história e, principalmente, a alegria contagiante dos cariocas fazem do Rio uma das cidades mais amadas do planeta. Os principais eventos do calendário são a Festa de Ano Novo, na Praia de Copacabana, e o carnaval, na Marquês de Sapucaí. Mas essas não são as únicas atrações. Metrópole vibrante, conta com a vida noturna que todo urbanoide procura. Além disso, pelo seu relevo, é uma das poucas cidades do mundo que oferece lindas praias a poucos minutos de caminhada de florestas exuberantes.
Esses são apenas alguns dos muitos exemplos de contraste da cidade. No centro, por exemplo, há uma série de prédios de arquitetura colonial que lembram aos visitantes que a capital fluminense também teve um passado glorioso. Ao lado, arranha-céus mostram uma metrópole moderna. Os grandes cartões postais são o Pão de Açúcar e o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor.
Futebol
O Rio de Janeiro é a essência do futebol brasileiro, com pessoas jogando bola em cada canto da cidade, em ruas, parques ou praias. Nada mais natural que seja o celeiro de uma infinidade de craques que já brilharam com a camisa da seleção brasileira. Quer alguns exemplos? Qualquer carioca tem na ponta da língua nomes como Jairzinho, Zico, Ronaldo ou Romário, só
para citar alguns.

O futebol é como uma religião para eles. E os quatro grandes clubes da cidade são como grandes seitas: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Só o Flamengo, aliás, soma aproximadamente 30 milhões de seguidores. E, se o futebol é uma religião, o seu templo é o mítico Maracanã, que já foi o maior estádio do planeta e ainda hoje é um dos mais famosos do mundo. No local, são disputados os clássicos entre estas quatro equipes.

Chamado Mário Filho, homenagem a um dos jornalistas que mais ajudou na popularização do futebol, o Maracanã foi inaugurado pouco antes da Copa do Mundo de 1950 e abrigou cinco dos seis jogos que o Brasil disputou no torneio — entre eles a fatídica final contra o Uruguai. A derrota por 2 a 1, no dia 16 de julho de 1950, ainda está presente na memória de muitos brasileiros, até mesmo de quem ainda não tinha nascido para ver o Maracanazo.
O Maracanã foi totalmente reformado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ganhou em conforto e continua sendo o maior estádio do país, com capacidade para 73.531 torcedores.

O Engenhão, estádio construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e que será utilizado nos Jogos Olímpicos de 2016 é a casa do Botafogo. O Vasco é proprietário de São Januário, estádio de porte médio que foi inaugurado na década de 1920 e que foi o maior estádio do país até a construção do Maracanã.

Estádio do Maracanã – Rio de Janeiro

Estádio do Maracanã - Rio de Janeiro
Construído para a Copa do Mundo da FIFA 1950 e imortalizado como palco da inesquecível final entre Brasil e Uruguai, um dos capítulos mais marcantes da história do torneio, o Estádio Jornalista Mário Filho, no Rio de Janeiro, reassume a condição de protagonista no Brasil 2014. Estádio que abrigará o maior número de partidas da competição, sete confrontos no total, o Maracanã receberá a grande decisão no dia 13 de julho.
De cara nova para o Mundial, o estádio que ficou conhecido como “Maior do Mundo” – chegou a receber 200 mil torcedores e detém vários dos maiores recordes de público da história do futebol – tem agora capacidade para 74.689 espectadores e continua sendo o maior do país. Respeitando sua concepção original, o projeto de reforma incluiu a demolição total do anel inferior para a construção de uma nova arquibancada com melhor visibilidade, a maximização das rampas monumentais e a substituição de todos os assentos, além da instalação de uma nova cobertura, que captará água da chuva para reuso. A fachada, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, permanecerá intacta.
Segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, o Maracanã não deixou de receber apaixonados por futebol de todas as partes do mundo durante as obras. Os visitantes puderam acompanhar a movimentação dos operários da Torre de Vidro, criada especialmente para a ocasião, e até levar para casa um pedaço do estádio como lembrança.
(Fonte:http://pt.fifa.com/worldcup/destination/stadiums/stadium=214/index.html)

Deixe um comentário