sábado, 25 de fevereiro de 2017

Eclipse Solar em Brasília

Resultado de imagem para eclipse anular do sol
Fonte: Rondoniaovivo


Para quem não curte o Carnaval de rua e as festas tradicionais, esse domingo de carnaval será marcado por mais um outro evento: o eclipse solar anular. O fenômeno é raro devido à sua estreita faixa de observação mas poderá ser visto em boa parte do Brasil e deve durar pouco mais de uma hora.

O eclipse solar anular se caracteriza pela passagem da lua na frente do sol, porém o disco da lua não surge com tamanho suficiente para encobrir todo o sol.

A passagem da lua na frente do sol acontecerá a partir das 10h45 e deve terminar às 12h30. No Brasil, quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terá melhor visualização do evento. No Nordeste, os estados mais próximos do Sudeste, como a Bahia, poderão também acompanhar. O fenômeno, porém, não será tão espetacular assim no país. Aqui só uma parte bem pequena do Sol irá “desaparecer”. No sul da Argentina e do Chile, bem como na região centro-sul da África e algumas partes do Atlântico, o anel de fogo será mais bem visualizado.

“Esse tipo de evento é raro por incidir em faixas muito estreitas do planeta. Todo ano temos ao menos um eclipse solar anular, mas como ele é visto em poucos lugares, tem gente que nunca o viu”, disse a pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional, em entrevista a EXAME.com.

Em Brasília, o Planetário de Brasília contará com telescópios próprios para a visualização do evento, e também estará com seus filmes na cúpula. O evento será aberto ao público. 

Lembre-se de não olhar diretamente para o eclipse anular e nem utilizar chapas de raio-x.

Nenhum comentário:

Postar um comentário